Notícias

Imagine Communications - MultiService SDN

A Imagine Communications apresentou o seu MultiService SDN.

O que é?
É um software defined networking (SDN) framework que cria uma rede completamente virtualizada para entregar serviços avançados. Define o futuro de uma infrastrutura de uma empresa broadcast como sendo uma estrutura híbrida constituída por 2 layers: o layer data e o layer control. No layer data, sinais de vídeo banda base e de áudio são transportados pela estação em formato não comprimido mas por uma infrastrutura IP. O layer de controlo vai permitir ao operador configurar a rede e accionar switches, por exemplo, de uma maneira similar à que faz hoje com uma infrastrutura SDI.

O que hoje são vias de matriz ou de servidor ou saídas de IRDs passarão a ser endereços de IP que podem enviar os conteúdos em unicast ou multicast para onde são precisos. Um encoder ou um equipamento de grafismo passa a ser um serviço através do qual passa o stream que deve passar. O que antes era uma gigantesca rede de cabos e patches passa a ser uma infrastrutura virtualizada que pode ser alterada ou configurada através de um software. Haverá uma importante vantagem de custos à medida que os equipamentos de 10Gb vão sendo mais comuns e mais baratos.

Quais os elementos principais da MultiService SDN?

O Magellan SDN Orchestrator, uma extensão do Magellan Control System que se utiliza hoje, é o coração do sistema, fazendo o interface entre painéis de controlo de hardware, mesas de continuidade e sistemas de automação e enviando comandos para os vários componentes do sistema (como faz hoje para a matriz Platinum). Switches IP standard são utilizados para gerir a conectividade entre os dispositivos IP.
Num cenário híbrido, os interfaces no mundo SDI são fornecidos pelas matrizes Platinum e pelo Selenio MCP. Cartas com interfaces de 10Gb encapsulam os sinais SDI não comprimidos em IP e vice-versa. Estas cartas também tomarão conta da sincronização e dos seamless switching entre fontes que forem necessário. A Imagine não duvida que à medida que o tempo avança, mais dispositivos hoje SDI serão IP e o Magellan SDN Orchestrator será capaz de os gerir por software, sem ter em conta a sua localização física.

A arquitectura MultiService SDN vai permitir:

- A utilização de switches de hardware standard IT
- Oferecer redundância via caminhos multi switch que será mais robusta que os caminhos SDI de hoje.
- Sincronizar os sinais da estação através do protocolo PTP (Precision Time Protocol) utilizado pelas redes de IP
- Clean switching no destino de um modo simples, fiável e flexível.
- Permitir uma aplicação faseada da tecnologia IP na estação pela utilização de um sistema híbrido até que a migração para IP esteja completa.

Saiba mais sobre o MultiService SDN aqui: http://www.imaginecommunications.com/media-center/news/Imagine-Communications-Introduces-Software-Defined.aspx